Observação de tecidos é tema de estudo no Laboratório de Ciências


É no Laboratório de Ciências que os alunos do Colégio Objetivo encontram respostas para as suas dúvidas e sanam suas curiosidades sobre experiências científicas. Nas aulas ministradas no laboratório, as turmas têm sua curiosidade instigada, e aperfeiçoam e ampliam seu conhecimento.

“Colocar em prática o conteúdo visto na sala de aula é muito importante para fortalecer a aprendizagem. Um dos temas que estamos trabalhando é a observação de tecidos. A turma do 8.º ano teve contato com o microscópio para observar os tecidos que foram estudados”, explica Andréia Paixão, professora de Ciências do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental.

Na aula experimental, os alunos observaram uma célula. Viram como ela está estruturada, a presença do núcleo, sua cor e sua forma. A ideia foi mostrar o lugar que a ciência ocupa no dia a dia e proporcionar autoconhecimento de uma forma lúdica.

Para o aluno Pedro Guimarães, a vivência no laboratório é muito importante para ampliar o aprendizado. “Reforça a matéria que já estudamos por meio de experiências e exemplos práticos. Na aula, descobrimos o que tem dentro da célula, do músculo e do sangue. Foi muito legal. Aprendi também a manusear corretamente o microscópio”, ressalta.

As aulas de laboratório são importantes para o aluno verificar na prática o que foi estudado nas aulas teóricas. Em todos os cadernos, de todos os anos, há experimentos bem interessantes. “Ao realizar uma aula prática, várias competências e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são utilizadas, tais como: leitura, interpretação, trabalho em grupo, cooperação, análise de dados, verificação de resultados e utilização de conhecimentos prévios”, completa José Alencar, coordenador de Ciências do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental.

Vídeos Relacionados

Fotos Relacionadas