21º CLICO: A importância da música na vida das pessoas


“Revelar talentos literários”: essa é a proposta do Concurso Literário do Colégio Objetivo (Clico). Em sua 21º edição, o tema escolhido para elaboração dos textos foi A importância da música na vida das pessoas.

As cerimônias de premiação do Clico foram realizadas em 20 de outubro, no campus Indianópolis da Unip. O evento reuniu alunos, familiares, amigos, educadores e os cinquenta melhores autores de cada categoria: Júnior (6º e 7º anos) e Sênior (8º e 9º anos).   

Cerca de três mil textos foram produzidos e encaminhados a uma comissão julgadora. As cinquenta melhores produções de cada categoria foram publicadas em um livro, com o qual os espectadores da cerimônia foram presenteados.

“Os textos produzidos pelos alunos provam que estamos no caminho certo. Eles são capazes de traduzir sua criatividade, descobertas, sonhos, desejos, deslumbramento e muito mais em palavras”, enaltece o coordenador de Língua Portuguesa Júlio César Michelato.

Pedro Henrique Silva Miguel, aluno do 7º ano do Objetivo Vergueiro, ficou em primeiro lugar na categoria Júnior com o texto A música e sua finalidade. “Foi muito emocionante vencer o Clico. Sempre gostei muito de música, escuto todos os ritmos, isso me ajudou muito na inspiração para escrever o texto”, afirma.  

De ontem para hoje foi o título da dissertação de Valentina Palma Felix Belmonte, do 9º ano do Objetivo Morumbi. Pelo segundo ano a aluna conquistou a primeira colocação na categoria Sênior. “A música para mim é uma filosofia, um conceito. Então, para fazer o texto não escolhi apenas um estilo musical específico, quis focar no que a música faz a gente sentir. Não esperava o bicampeonato, fiquei muito feliz com o resultado”, declara.  

Como cenário, ao fundo do palco, um belo coreto cenografado pelos professores de Arte do Colégio Objetivo. “O local foi o ponto de encontro da música, recebendo educadores e estudantes com diversos talentos”, comenta o coordenador de Arte, o professor José Minerini Neto.

O Clico foi palco de lindas apresentações. A abertura do espetáculo transformou-se em uma caixinha de música com a bailarina engrandecendo o lugar, a aluna tocando lindamente o violino, o dançarino de sapateado   encantando o público com seus passos ritmados e nossas estrelas das demais artes apresentando diferentes performances na música e na dança,  tornando o dia muito especial.
Gabriel Favalle Terassi, aluno do Objetivo Teodoro, encantou o público cantando versões acústicas de sucessos nacionais e internacionais. “Dá sempre um frio na barriga subir no palco para se mostrar para alguém. Sempre me apresento nos eventos do Objetivo, mas participar do Clico foi especial, ainda mais porque foi o público que escolheu as músicas que eu iria tocar”, explica o aluno.
Parabéns, alunos do Colégio Objetivo!

Textos vencedores:

“A música é algo vivo,
Todo aquele sentimento ativo,
Capaz de mudar uma história,
Ou até definir sua trajetória.
Uma boa impressão ela tende a transmitir,
E tem como função nos ajudar a evoluir. (...)”

Trecho do texto A música e sua finalidade, escrito por Pedro Henrique Silva Miguel, aluno do 7º ano do Colégio Objetivo Vergueiro

“De ontem para hoje, tudo mudou. Pessoas e culturas evoluíram drasticamente e, é claro, algo tão fundamental como a música, não ficou para trás. No início, poemas líricos e melodias simples eram as músicas mais populares, e agora, batidas viciantes e extravagantes com letras irrelevantes tornaram-se moda. O sentimento em relação a esta mudança varia de pessoa para pessoa, mas uma coisa é certa: não há nada que mais acalenta o humano que a música. (...)” 

Trecho do texto De ontem para hoje, escrito por Valentina Palma Felix Belmonte, aluna do Objetivo Morumbi

Confira as fotos a seguir:

Vídeos Relacionados