19 de fevereiro

  • Dia do esportista
Nascimento


1473 — Nasce Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico (em polonês, Mikolaj Kopernik) foi astrônomo, matemático, religioso e médico. Revolucionou a ciência de sua época.

Nasceu em Torum (Polônia), em 19 de fevereiro de 1473, numa família aristocrática. Ficou órfão de pai aos 10 anos, o que levou seu tio materno a responsabilizar-se por sua criação. Durante toda a infância estudou em escolas religiosas, até ingressar na Universidade de Cracóvia, aos 18 anos, para estudar Matemática. Aos 24 (1497), o erudito mudou-se para Bolonha, na Itália, onde aprendeu grego, medicina e astronomia. Nessa mesma época, foi eleito cônego da catedral de Frauenburg (Polônia). Algum tempo depois do canonicato, voltou à Polônia para exercer o cargo, mas obteve licença para retomar seus estudos na Itália. Assim, ingressou na Universidade de Pádua e estudou leis, teologia e medicina.

Iniciando pesquisas sobre astronomia, Copérnico desenvolveu a teoria heliocêntrica, afirmando que a Terra move-se em torno do sol, contrariando, dessa forma, o geocentrismo, tese do astrônomo Ptolomeu (século II) adotada pela Igreja, que rejeitava qualquer afirmação contrária a isso.

O modelo heliocêntrico foi publicado por Copérnico em 1543, ano de sua morte, no livro Revolutionibus orbium coelestium (Da revolução de esferas celestes).